sábado, 10 de setembro de 2011

Linguagens Visuais dos movimentos artísticos ROMANTISMO E NEOCLÁSSICO.

 Atividade Educacional da Disciplina Artes Visuais.


Segmento de ensino
Alunos do  CURSO SUPERIOR na área de Artes e Ciclo Básico de cursos afins.


Objetivos da Aprendizagem:
Integrar conceitos aos já conhecidos pelos alunos para VER,  expressar criticamente suas idéias e contextualizar as formas visuais do  ROMANTISMO E DO NEOCLASSICiSMO, sob uma perspectiva sociológica .

Para atingir o objetivo da aprendizagem e implementar a dinâmica das aulas presenciais, utilizaremos ferramentas web 2.0 sob a perspectiva educacional : 
- O BLOG (Neoclássicos X Românticos) e o GOOGLE DOCs como instigantes ferramentas de compartilhamento e trocas.  Trata-se da apresentação e análise de ilustrações, técnicas e relatos sobre modos de ver criticamente as paisagens imaginárias dos artistas Românticos   e o espírito científico racional e didático dos Neoclássicos.

Metodologia de aplicação:
 - Integrar às aulas presenciais, alguns procedimentos dinâmicos e colaborativos no BLOG e no GOOGLE DOCS. 
 - Contextualizar esses movimentos artísticos na  História da Arte, e propor um novo Olhar sob uma perspectiva sociológica.  
 - Observar e analisar as representações culturais  das formas visuais construídas e inventadas pelos Românticos e Neoclássicos, terão o propósito de motivar os alunos em direção à pesquisa, análise comparativa e apreciação da obra de arte sob um novo ângulo.  
 - Através das diferentes oportunidades de discussão e trocas colaborativas, tanto em sala de aula, como, também, através da exploração das  ferramentas da Web 2.0, o aluno será conduzido  às descobertas estruturais dos códigos representativos da cultura romântica e neoclássica e suas implicações na visualidade da sociedade contemporânea.


Forma de avaliação:
Como um auxiliar do professor e autoconhecimento do aluno , serão considerados na avaliação  do aluno o processo de produção dos artefatos criados colaborativamente no grupo de estudos, a partir do uso educacional das ferramentas da Web 2.0. 
Serão  observadas também a participação e trocas nas aulas presenciais.
ATENÇÃO: A  avaliação final deste processo culmina com uma Prova Escrita, com a apresentação individual da opção crítica do tema de estudo. 

Cronograma:
Duração de duas semanas explorando as trocas colaborativas no Blog, no Google Docs e nas aulas presenciais .

Material Didático de apoio:
ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, SP: Cia da Letras; 
JANSON, H.W., Iniciação a História da Arte, SP: Martins Fontes
Artefatos colaborativos produzidas no Blog e no GoogleDocs 












2 comentários:

  1. Como é bom aprender com arte, pela arte, observando, vendo, sentindo, tornando arte e beleza parte de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Nayla, querida!
    Retomo sua afirmava em forma de questão: em que medida arte e beleza se tornam partes de nossas vidas?

    Este BLOG representa uma tentativa de responder a questões como essa, a partir da convicção de que a arte tem sido, e será sempre necessária.

    Pessoal, pegando um "gancho" do comentário da Nayla, vamos ao nosso primeiro desafio: - podemos definir essa necessidade da arte, em todos os tempos, como um "meio" de "ampliar-se"; tornar social a sua limitada individualidade e se identificar com aquilo que ele não é?
    Então, ver a arte sob estas questões seria demasiado romântica?
    Bjs
    Helena

    ResponderExcluir